SÁBADO OU DOMINGO?
"Qual o dia verdadeiro de descanso, o sábado ou o domingo?"
O observador mais acurado vai perceber que o sábado não é um mandamento
originado na lei mosaica (Gn 2.3), ainda que mais tarde a ela foi incorporado.
Verá,
inclusive, que o sábado não é nome do sétimo dia da semana, mas a designação da sua
funcionalidade.
O termo em hebraico "shabbath" da raiz "shãbhath" supõe cessar, deixar
de fazer, parar de fazer e até desistir.
Em nenhum dicionário a palavra significa
descansar.
A idéia de que Deus descansou no dia sétimo só pode ser interpretada
antropomorficamente, uma vez que Deus não pode cansar-se, sendo Ele o sustentador
de toda a criação.
Além do mais, devemos notar ainda o tempo em que o Gênesis foi
escrito e a utilização de vocábulos babilônicos na sua composição sendo "shabbatum" o
que mais corresponde à intenção judaica de significar que Deus completou a sua obra no
sétimo dia.
E se completou, trabalhou, o que tiraria a validade do sábado judaico como
lei.
Esta parece ser a idéia de que Jesus quis mostrar aos escribas e fariseus quando
disse: "Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também", Jo 5.17. A lei judaica
posterior definiu 39 tipos separados de ações que constituem infração ao sábado.
No entanto
, as mesmas escrituras prescreviam oferendas de sacrifício no Templo, no
sábado, ainda que isso fizesse o ofertante incorrer em esforços físicos: Nm 28.9,10.
Os
princípios rabínicos prescreviam que se uma vida humana estivesse em perigo no
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sábado, tudo o que fosse possível devia ser feito para salvá-la. Jesus foi mais adiante
quando arguiu: "E qual de vós que se a sua ovelha num sábado cair num buraco não a
pegará e tirará dali?" Mt 12.11. Quando Deus diz: "Lembra-te do dia do sábado para o
santificar" (Êx 20.8), poderia estar dizendo: "Lembra-te de honrar-me com teu louvor eações de graça no dia do teu descanso".
É notório que nem todos podem descansar no
atual sábado, ou seja, no sétimo dia da semana. Principalmente nas cidades grandes.
Essa imposição da vida cotidiana poria milhões de crentes em desobediência contra
Deus e passíveis de morte: Nm 15.32-36.
Felizmente, não estamos debaixo da Lei e
podemos santificar todos os dias da semana ao Senhor. E como foi no primeiro dia da
semana que o Senhor Jesus ressuscitou (Mt 28.1; Mc 16.2; Lc 24.1; Jo 20.1), nesse dia
denominado domingo, do latim "dies dominicu", dia do Senhor, procuramos nele
servir mais demoradamente à obra de Deus.
Agora, quanto à santificação, não temos de
escolher esse ou aquele dia, mas vivê-la a todo o momento, pois, sem ela, "ninguém
verá o Senhor".
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