SÁBADO OU DOMINGO?



"Qual o dia verdadeiro de descanso, o sábado ou o domingo?" 
O  observador  mais  acurado  vai  perceber  que  o  sábado  não  é  um  mandamento 
originado  na  lei  mosaica  (Gn  2.3),  ainda  que  mais  tarde  a  ela  foi  incorporado.






Verá, 
inclusive, que o sábado não é nome do sétimo dia da semana, mas a designação da sua 
funcionalidade. 



O termo em hebraico "shabbath" da raiz "shãbhath" supõe cessar, deixar 

de  fazer,  parar  de  fazer  e  até  desistir.
Em  nenhum  dicionário  a  palavra  significa 
descansar. 


 A  idéia  de  que  Deus  descansou  no  dia  sétimo  só  pode  ser  interpretada 

antropomorficamente,  uma  vez  que  Deus  não  pode  cansar-se,  sendo  Ele  o  sustentador 
de  toda a  criação.  
Além do  mais,  devemos  notar  ainda  o  tempo  em que  o  Gênesis  foi 
escrito e a utilização de vocábulos babilônicos na sua composição sendo "shabbatum" o 
que mais corresponde à intenção judaica de significar que Deus completou a sua obra no 
sétimo dia. 
E se completou, trabalhou, o que tiraria a validade do sábado judaico como 
lei.  
Esta  parece  ser  a  idéia  de  que  Jesus  quis  mostrar  aos  escribas  e  fariseus  quando 
disse:  "Meu  Pai  trabalha  até  agora  e  eu  trabalho  também",  Jo  5.17.  A  lei  judaica 
posterior  definiu  39  tipos  separados  de  ações  que  constituem  infração  ao sábado.  
No entanto
,  as   mesmas  escrituras  prescreviam  oferendas  de  sacrifício   no   Templo,   no 
sábado, ainda que isso fizesse o ofertante incorrer em esforços físicos: Nm 28.9,10
Os 
princípios  rabínicos  prescreviam  que  se  uma  vida  humana  estivesse  em  perigo  no 
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sábado,  tudo  o  que  fosse  possível  devia  ser  feito  para  salvá-la.  Jesus  foi  mais  adiante
quando arguiu: "E qual de vós que se a sua ovelha num sábado cair  num buraco não a 
pegará e tirará dali?" Mt  12.11. Quando Deus diz:  "Lembra-te do dia do sábado para o 
santificar" (Êx 20.8), poderia estar dizendo: "Lembra-te de honrar-me com teu louvor e
ações de graça no  dia do teu descanso".
É notório  que nem todos podem descansar  no 
atual  sábado,  ou  seja,  no  sétimo  dia  da  semana.  Principalmente  nas  cidades  grandes. 

Essa  imposição  da  vida  cotidiana  poria  milhões  de  crentes  em  desobediência  contra 
Deus  e  passíveis  de  morte:  Nm  15.32-36.  


Felizmente,  não  estamos  debaixo  da  Lei  e 
podemos santificar todos os dias da semana ao Senhor. E como  foi no primeiro dia da 
semana que o Senhor Jesus ressuscitou (Mt 28.1; Mc 16.2; Lc 24.1; Jo 20.1), nesse dia 
denominado  domingo,  do  latim  "dies  dominicu",  dia    do    Senhor,    procuramos  nele 
servir mais demoradamente à obra de Deus. 


Agora, quanto à santificação, não temos de 
escolher  esse  ou  aquele  dia,  mas  vivê-la  a  todo  o  momento,  pois,  sem  ela,  "ninguém 
verá o Senhor". 



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