Entendendo o Pecado e suas consequências



Entendendo o Pecado

E necessário que, primeiro conceitue-se o que é o pecado para então, entender sua conseqüências.
Pecado é a transgressão da lei ( 1 JO 3.4)
É Rebelião, errar o alvo é andar em desacordo com os princípios divinos





A origem do pecado


O pecado originou-se no coração de Lúcifer, quando ele intentou, orgulhosamente, ser igual a DEUS(EZ 28.15)
Não estava satisfeito em ser o querubim ungido para proteger, formoso e sábio, que habitava entre pedras preciosas no Éden, Jardim e Deus(Ez 28.13,14)
Por sua rebelião e egoísmo, foi destruído e expulso dos céus, dando origem ao pecado e levando consigo um grande numero de anjos(Ap 12.9)

A queda do homem

Destituído de todos os privilégios celestiais , Satanás(Lucifer) achou no homem a obra prima de DEUS, a maneira de vingar-se do criador.Dessa forma arquitetou um plano para levar Adão e Eva a desobedecerem a ordem divina ao dar ouvidos as sua palavras enganosas(Gn 3; Rm 5.12,19).Eles cederam ao engano do inimigo.
O princípio fundamental do pecado é o egoísmo e a rebelião.Na queda o diabo apelou para tudo que podia despertar o egoísmo e rebeldia de Adão e Eva.Eles acreditaram na mentira de que seriam iguais a DEUS, possuindo todo o conhecimento.
Dessa forma, entrou o pecado no mundo.DEUS dotou o homem de capacidade de escolha.
Plantando aquela árvore no Éden e proibindo o casal de saborear o seu fruto, DEUS estava dando ao homem a possibilidade de servi-lo espontaneamente, escolhendo obedecer ás ordens dadas por Ele.A vontade de DEUS era que Adão escolhesse o melhor.
Deus sempre deixa a escolha de obedecê-lo ou não, a critério do homem (Dt 11.26-29).
Portanto meus amados a razão da queda de Adão foi , tão somente, em conseqüência da sua escolha errada, preferindo desobedecer a DEUS para acreditar nas mentiras de Satanás(Gn 3.1-6).
A Bíblia diz que pelo primeiro homem, Adão, entrou no pecado do mundo(Rm 5.12).Por ser a humanidade descendente dele todo ser humano já nasce em pecado(Sl 51.5)
Com essa natureza pecaminosa o ser humano comete atos pecaminosos cada vez mais claros contra DEUS e o seu próximo.As conseqüências dos atos pecaminosos de Adão e sua família até hoje nos atingem.O pecado é responsável por toda miséria e condenação humana.
A palavra de DEUS diz " Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de DEUS " ( Rm 3.23);"Porque o slário do pecado é a morte" (Rm 6.23)" Na verdade que não há homem justo sobre a terra" (Ec 7.20a);" Se dissermos que não temos pecados enganamo-nos a nós mesmos"(1 Jo 1.8)

Conseqüências do pecado

O pecado traz várias conseqüências na vida do homem.Leva o ser humano, inclusive, a ser escravo de vícios, ódio, mentira, orgulho entre outras coisas horrendas.
Julgamento -> O julgamento que veio sobre Adão quando este pegou é imputado a toda raça humana.Por isso, todos deverão comparecer diante do tribunal de Cristo para prestar contas dos seus Atos(2 Co 5.10; Rm 14.10)
Condenação -> O pecado traz para o homem condenação(Jo 12,48).Quem desobedece a palavra é julgado pela palavra.
Culpa -> O pecado traz culpa.O pecador fica culpado diante de DEUS.Daí razão do seu julgamento e condenação(Tg 2.9,10)
Morte -> O pecado traz morte física e espiritual.Morte é separação e quem vive em pecado esta separado de DEUS.O pecado é morte(Rm 6.23;Ap 20.14)Existem 3 tipos de morte :
Morte física -> O homem foi criado a imagem e semelhança de DEUS como um ser imortal.Ele não morreria se não desobedecesse ao Senhor.POrém a sentença depois da desobediência foi cumprida(Gn 2.17)Adão não morreu imediatamente, mas, a partir daquele momento ele ficou sujeito a morte física.
Morte espiritual -> Esta é entendida como separação entre DEUS e o homem.No momento em que Adão desobedeceu a DEUS, ele morreu espiritualmente, pois perdeu a comunhão com o Criador.(Ef 2.1)
Morte eterna -> Esta é a conseqüência da morte espiritual, também chamada a " segunda morte" (Ap 20.6).Para fugir desta morte é necessário que o homem reate sua comunhão com DEUS através de Jesus Cristo(Jo 11.26)
O Remédio para o Pecado
Arrepender-se -> Este é o primeiro passo para a salvação.Arrependimento é tristeza pelo pecado cometido;é mudança de mente e coração(At. 2.38)
Confessar -> Além do arrependimento, é necessário confessar os pecados diante de DEUS e somente para DEUS poderá confessar seus pecados pois Deus é o único que pode perdoar.Admitir o erro e confessá-lo a DEUS com a própria boca.Contar para DEUS as suas falhas e pedir perdão(Rm 10.9; 1 Jo 1.9).
Deixar o Pecado É preciso abandonar o pecado.Não continuar na prática do erro.Jesus disse a mulher adúltera " Vai-te, e não peques mais" (Jo 8.11; 5.14)Em provérbios  28.13 diz " O que encobre as sua transgressões, nunca ´prosperará; mas os que as confessa e deixa, alcançara misericórdia".

CONCLUSÃO

Amados espero que este estudo possa ter ajudado a saber quais são as conseqüências dos pecados em nossas vidas, arrepende-te , confesse e deixe de pecar. A morte de Jesus na cruz é a segurança que o cristão possui para sentir-se perdoado.Jesus assumiu, no calvário, o pecado de toda humanidade(2 cor 5.21)e quem nele crê torna-se liberto.

0 comentários:

  ©Blog Do Gleyson Mendes - Todos os direitos reservados 2012.

| Topo