A LBV - Legião da Boa Vontade É Uma Religião Cristã ?


Diz-nos parte do poema do fundador da LBV, Alziro Zarur: "Por que odiarmos nós a Satanás, se ele, também, é criação divina?...Por que não transformar num bom amigo a Satanás, em vez de o combater? Amigos meus, oremos por Satã, amemo-lo de todo coração, e respondamos sempre com o perdão aos males que nos faça, hoje e amanhã. E, um dia, todos nós iremos ver Satanás redimido, a trabalhar por aqueles que veio tresmalhar dos rebanhos de Cristo, e reviver! Porque se assim, amigos, não quiserem aqueles que se chamam "os cristãos", lavemos, desde já as nossas mãos, ante às iniqüidades que fizeram. Por mim, com honra, eu amo Satanás, meu pobre irmão perdido nos infernos, com este amor dos sentimentos ternos, pra que ele, também receba a paz". (Mensagem De Jesus Para os Sobreviventes, Poema completo: p.130/132/133). 











 O que pensarmos de uma religião, que apesar de usar a Bíblia, faz tamanha afirmação? O que pensar de uma pessoa que nos induz a louvar e bendizer Satanás? Jesus afirmou positivamente que o diabo é e sempre será o Pai da mentira (Jo. 8:44), deixando-nos certos de sua condenação eterna.

I. HISTÓRIA

Fundador : O nome do fundador da LBV é Alziro Elias Davi Abraão Zarur e nasceu aos 25 de dezembro de 1914, de pais sírios, católicos ortodoxos. Zarur considerava-se a reencarnação de Allan Kardec como declara no livro "Jesus - A Saga de Alziro Zarur II". Casou-se com Iracy de Abreu, criou o Partido Trabalhista Nacional - PTN e se candidatou à presidência da república, perdendo as eleições. Em 4 de março de 1949 lançou o programa "Hora da Boa Vontade" na rádio Globo do Rio. Lá criou a "prece do copo d'água" (hoje este gesto é imitado por algumas denominações evangélicas). 


Organização : A LBV foi organizada em 1º de janeiro de 1950 e declarada de utilidade pública em 19 de junho de 1956.
Origem do nome:  Zarur tinha um programa na Rádio Globo do Rio de Janeiro, e citava freqüentemente Lucas 2:14, que diz: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens". A "boa vontade" é de Deus para com os homens, mas Zarur entendia que a boa vontade era dos homens, citando a tradução católica: "Glória a Deus nas alturas, paz na terra para com os homens de boa vontade". 

II. O QUE É A LBV

Auto-apresentação: A LBV declara-se uma entidade beneficente. Começou a ser conhecida no Brasil pela distribuição de um sopa aos pobres de Nova Iguaçú, RJ. Mantém atualmente creches, asilos, escolas, orfanatos e lares-escolas. 




Estatutos:Os Estatutos da LBV rezam que a LBV tem por preocupação "tratar da saúde do corpo e do espírito".
Atitude do cristão:  É conhecido que a LBV solicita ajuda financeira por telefone e muitos cristãos são desafiados a contribuir. Entretanto, quando tal ajuda é dada a LBV, isto contribui para que ela continue espalhando mais ainda sua doutrina espírita.
O mais triste disso tudo não é fazer uma doação a uma determinada instituição, mas de sabermos que o dinheiro de muitos evangélicos têm servido para alimentar não só o físico mais a alma de milhares de crianças, que se tornarão espíritas praticantes num futuro próximo, agindo contrárias à Palavra de Deus. Que possamos ajudar as nossas crianças de rua, mas que nessa ajuda elas estejam recebendo também um bom alimento espiritual.


Religião sincretista: Declara ser a quarta revelação de Deus aos homens, logo após o Espiritismo Kardecista. Procura congregar em torno dela um tipo de "ecumenismo irrestrito", ou seja, todas as religiões.



JESUS CRISTO VOLTARÁ NO TEMPLO EM BRASÍLIA

Assim afirma a LBV, dando a entender que na sua volta, Cristo virá sobre Brasília: "Quando Jesus voltar encontrará erguido o Templo da Boa Vontade, o TBV"( As Profecias sem Mistério, P. Neto, p.193). Mais uma vez equivoca-se a LBV e, com tais afirmações, mostra sua ignorância em relação à Palavra de Deus. Jesus Cristo, quanto voltar fisicamente(Mt.24:27), virá sobre Israel, no Monte das Oliveiras, leiamos: "e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito" (Zc.12:10); "... e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio..."(Zc.14:4); " Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória"(Mt.24:30). O ponto de referência mundial que serve de base para os acontecimentos bíblicos é a nação de Israel. O próprio Senhor mandou que observássemos nesta direção: " Aprendei, pois, esta parábola da figueira (simbolizando a nação de Israel): Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão" (Mt.24:32, parênteses nosso). Que o leitor não se deixe passar por desconhecedor da verdade. Essa grande obra assistencial, que tanto empolga e até realiza bons trabalhos sociais, é uma grande camuflagem para uma nova religião e, como de costume das seitas, o "único" ou "mais certo caminho" à Deus.


III. O QUE ENSINA A LBV

1. O Espírito Santo — Uma Falange Sagrada 
" O ESPÍRITO SANTO, de modo geral, não era — e não é um Espírito Especial, mas uma designação figurada, e indica O CONJUNTO DOS ESPÍRITOS PUROS... É a Falange Sagrada" (Livro Jesus A Saga de Alziro Zarur, Vol. II, p. 123).

Resposta bíblica: O Espírito Santo é o Consolador prometido por Jesus, em João 14:16, 26; 16:7-9, 13, 14, e não uma "falange de espíritos". Comparar com 14:16 ("outro") com 1ª João 2:1, onde Jesus é um Consolador e o Espírito Santo é o "outro" Consolador mencionado em João 14:16.
2. A Bíblia — um livro que é confiável 
"Os erros da Bíblia são conseqüências naturais dos seus autores (...) Portanto, com todos os seus erros, de origem exclusivamente humana, a Bíblia continua certa, como demonstra a Doutrina do CEÚ da LBV" (Idem, pág. 86). 
Resposta bíblica: 
Encontramos na própria Bíblia declarações sobre sua inerrância:
a) Os homens foram movidos pelo Espírito Santo para escreverem (2ª Timóteo 3:16, 17; 2ª Pedro 1:20, 21).

b) Jesus freqüentemente usou a expressão "está escrito", endossando a credibilidade e a infalibilidade da Bíblia (Lucas 24:44, 45; João 19:36, 37; Atos 1:16; João 10:34).

3. O nascimento de Jesus — um parto ilusório
"Fácil teria sido, portanto, produzir nos homens, naqueles que porventura a assistissem, a ilusão do parto de Maria" (Idem, pág. 108).
Resposta bíblica: Se o parto de Maria fosse ilusório, não faria sentido dizer o que bebê gerado em seu vente foi circuncidado ao oitavo dia após o nascimento (Lucas 2:7, 21).

4. O corpo de Jesus — não era um corpo humano real
"Jesus não poderia nem deveria, conforme as imutáveis Leis da Natureza, revestir o corpo material do homem do nosso planeta, corpo de alma incompatível com sua natureza espiritual, mas um corpo fluídico (Ididem).
Resposta bíblica:
Bíblia declara a verdadeira humanidade de Jesus, ao afirmar que...
a) Nasceu como homem (Lucas 2:7)
b) Esteve sujeito ao crescimento normal (Lucas 2:52)
c) Comportou-se como homem, comendo, bebendo, sentindo fome, cansaço, sono e suou sangue (Mateus 4:2; 8:25; 11:19; João 4:4, 6, 7)

5. Nega a divindade de Jesus
"Esses vêem, em Jesus, um Homem-Deus, atribuindo-lhe a divindade, com a declaração de ser Ele Deus mesmo, feito homem (...) Agora, o mundo inteiro pode compreender que Jesus, o Cristo de Deus, não é Deus nem jamais afirmou fosse Deus" (Idem, págs. 111, 112).
Resposta bíblica:
O testemunho de Jesus acerca de Si mesmo comprova Sua divindade...

a) Jesus afirmou ser igual a Deus (João 5:16-18)
b) Exigiu adoração (João 4:24), e recebeu-a (Mateus 14:33; 15:25; 28:9, 17)
c) Tomé declarou que Ele é Deus (João 20:28)
d) João afirmou ser Ele Deus (João 1:1-3; 1ª João 5:20)
e) Perdoou pecados (Macros 2:5)

6. Ensina a doutrina da Reencarnação
"Só a reencarnação e os séculos — expiação, reparação e progresso — poderiam preparar as inteligências e os corações (...) Não há igualdade nenhuma fora da reencarnação" (Idem, págs. 73 e 259).
Resposta bíblica: 
a) A Bíblia nega a reencarnação, afirmando que só há dois lugares irreversíveis depois da morte (Mateus 7:13, 14; Lucas 16:19-31)
b) Depois da morte segue-se o juízo (Salmo 78:39; Hebreus 9:27)
c) Kardec declara no Livro dos Espíritos, perguntas nº 606, 603 e 604, que os animais nunca serão iguais, embora tendo ambos o mesmo princípio de inteligência, e progridam as almas dos animais como as dos homens. Logo, não há igualdade, mesmo com a reencarnação.

7. Maria e Zacarias — Médiuns
"Maria era Espírito Puro (...) era médium vidente, intuitivo e audiente (...). Zacarias, inconscientemente era médium (...) vidente, intuitivo pela consciência que tinha de sua visão, e audiente" (Idem, pág. 129).
Resposta bíblica: 
O médium, à luz da Bíblia, é um possesso de demônio como a jovem que adivinhava e dava grande lucro aos seus senhores. O demônio foi expulso e ela perdeu essa capacidade (Atos 16:16, 18).
A opinião dos médicos sobre os médiuns, que certamente nada tem a ver com Maria e Zacarias:
a) "Os médiuns são os neuróticos de certa classe, histéricos e obsessivos" (A. Garcia).
b) "Nunca vi um médium que fosse indivíduo normal; é quase sempre um desequilibrado" (Franco da Rocha, citado em Espiritismo, de Boaventura Kloppenburg, Edições Loyola, pág. 61).

8. Inferno — não é local de condenação eterna
"Quanto aquela ‘ameaça de penas eternas’, feita pelo Mestre, não existe" (Idem, pág. 285).
Resposta bíblica:
Jesus falou do inferno (Seol, Hades, Geena) com muita clareza, a não deixar dúvida (Mateus 10:28; 13:42, 49, 50; 25:41, 46; Marcos 9:43-48; Lucas 12:4, 5; 16:19-31).

9. Diabo — é nosso irmão porque quem devemos orar

"Se Deus sempre é perfeito no que faz/E nada do que fez ao mal destina,/
          Por que odiarmos nós a Satanás,/Se ele, também, é criação divina?/
          Amigo meus, oremos por Satã,/Amemo-lo de todo o coração,/
          E respondamos sempre com o perdão/Aos males que nos faça, hoje e amanhã".
          (Poema ao Irmão Satanás, de Alziro Zarur no livro Mensagens de Jesus para os sobreviventes, págs. 29-31).

Resposta bíblica: 
Deus não criou Satanás, mas ele se tornou Satanás. Deus criou um anjo de grande beleza e fulgor (Isaías 14:12-14; Ezequiel 28:14-16; João 8:44). Ele é nosso inimigo (1ª Pedro 5:8) e não nosso amigo. Judas, ao se deixar levar por ele (Lucas 22:3), trouxe sobre si mesmo tristes conseqüências, enforcando-se e indo para a perdição eterna (Atos 1:16, 17).
Já pensou meu amigo leitor o seu filho chegando em casa dizendo que Satã é seu irmãozinho e que o ama de todo coração? Não nos enganemos, a caridade tem que ser completa, por isso disse Jesus: " Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus"(Mt.4:4).
Já pensou meu amigo leitor o seu filho chegando em casa dizendo que Satã é seu irmãozinho e que o ama de todo coração? Não nos enganemos, a caridade tem que ser completa, por isso disse Jesus: " Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus"(Mt.4:4). 

IV. A LBV fechará as portas? 
A LBV afirma que "se alguém provar que a LBV não está integrada nas Verdades do Evangelho e do Apocalipse, fecharemos as portas" (Mensagem de Jesus para os sobreviventes, pág. 110). À base de tudo o que examinado, cremos que não lhe restaria outra alternativa. (1ª Coríntios 15:1-6; Mateus 7:21-24; Gálatas 1:6-9). 

                                                                 CONCLUSÃO
Diante do explicitado fica a decisão do julgamento ao leitor atento. Entendemos que o lado social é muito importante e que religiões como a LBV faz até bem esse papel. Entretanto, a problemática é muita séria quando falamos de Bíblia e doutrina da salvação, ou seja, a LBV pode até ser uma boa religião, mas que não prega o caminho que leva o homem à Deus. Somente através da Palavra é que podemos conhecer o plano de salvação. Por isso, pense nisso.
 





 





 
 


 




 




0 comentários:

  ©Blog Do Gleyson Mendes - Todos os direitos reservados 2012.

| Topo